• Rosana Cares

O impacto do mundo VUCA na vida profissional e nas organizações

Atualizado: 2 de jun. de 2021


VUCA é uma sigla em inglês, formada pela primeira letra das palavras: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Esses quatro conceitos são usados para descrever o mundo de mudanças rápidas em que vivemos, atualmente.


A expressão VUCA surgiu no final da guerra fria no campo militar americano, para descrever os cenários e contextos de guerra possíveis de serem enfrentados. Na medida em que algumas estratégias falhavam, perceberam que estavam diante de um cenário muito hostil e instável, surgindo essa expressão para representar aquele cenário de incerteza, onde as estratégias traçadas em um dia, no dia seguinte já não funcionavam.


As Organizações começaram a perceber que aquele cenário de guerra também se reproduzia no cenário econômico e no mercado de trabalho. Tanto as relações de trabalho quanto as relações econômicas mudavam muito rapidamente. A velocidade intensa com que as mudanças aconteciam (volatilidade) causava incerteza, onde os cenários não podiam mais ser previstos como antes. Tudo isso levou à necessidade de adaptação dos cenários de mercado ao mundo VUCA.


Para entender como, na prática, o mundo VUCA impacta o mercado de trabalho e as organizações, faz-se necessário entender os quatro conceitos envolvidos na sigla “VUCA”:


Volatility (Volatilidade)

O conceito de volatilidade está relacionado à velocidade com a qual as mudanças acontecem. Certamente, você já teve a sensação de que o tempo está “passando cada vez mais rápido”, e esse é um efeito direto da volatilidade do mundo. As coisas mudam tão rapidamente, que na maioria das vezes não conseguimos acompanhar tudo.

Trazendo para o mundo organizacional, a quantidade de informações disponível e o acesso às informações e oportunidades acontece tão rapidamente que os clientes de hoje podem não ser clientes amanhã, pois esse contexto favorece também o aumento da concorrência.

Uncertainty (Incerteza)

A incerteza resulta da volatilidade, pois não é possível prever cenários futuros quando tudo muda tão rapidamente. Aplicando para a carreira profissional, por exemplo, o futuro que você tinha antes como certo (sair da faculdade, trabalhar, aposentar e curtir a vida), essa sequência, antes tão segura, já não existe mais.

Grandes acontecimentos, como a pandemia causada pelo coronavirus, podem mudar totalmente a dinâmica socioeconômica, trazendo a necessidade de adaptação constante.


Complexity (Complexidade)

A complexidade é consequência direta da globalização, pois tudo hoje está interconectado, não se consegue mais entender parte sem olhar o todo. Para entender determinada situação é preciso conhecer todos os fatores envolvidos.

No mundo profissional, por exemplo, não basta apenas se especializar em determinado assunto, é preciso também tem um conhecimento sistêmico, integrado de todos os outros assuntos, ou seja, é preciso se aprofundar num assunto e ter um conhecimento linear de vários outros.

Em relação à organização, devido a essa interdependência entre os todos os fatores, uma única ação pode ter enormes consequências para toda a organização.


Ambiguity (Ambiguidade)

Todas as características anteriores culminam na ambiguidade. Em um contexto como o atual, simplesmente não há respostas corretas. O que há são possibilidades e caminhos, e tanto as pessoas quanto as organizações devem fazer uma escolha consciente e optar por uma direção, em detrimento da outra.

Obviamente, todas as escolhas terão consequências. Resta aos profissionais e às organizações, conviver e se responsabilizar por todas as consequências das escolhas feitas.


Importante mencionar que a pandemia causada pela Covid-19 foi determinante para que o contexto de incertezas sufocantes se instalasse de vez no cenário mundial, pois a velocidade das mudanças se tornou ainda mais intensa e o futuro ficou ainda mais incerto. Um exemplo foi a rapidez com que ocorreu a adesão ao home office e a antecipação das tendências previstas para os próximos 5 anos e que já se tornaram uma realidade indispensável, como a incrível evolução e transformação digital.


Diante disso, fica claro que, para conseguir ingressar e se manter no mercado de trabalho hoje, faz-se necessário o desenvolvimento de múltiplas soft skills, como a adaptabilidade, criatividade, tomada de decisão, gestão do tempo, resiliência, dentre outras.


Rosana Cares

22 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo Rosana Cares_1.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn