
Rosana Cares
Desenvolva a habilidade de realizar e receber críticas

A crítica hábil resulta em aprendizado, desenvolvimento pessoal e profissional, além de nos ajudar a encontrar soluções e oportunidades. Porém, para produzir tais efeitos, a crítica precisa ser direcionada ao que a pessoa fez ou ao que ela pode fazer. Assim, ela conseguirá enxergar caminhos para conquistar um desempenho melhor.
Veja aqui alguns conselhos importantes para uma crítica eficaz:
Seja específico - concentre-se nos detalhes, informando o que a pessoa fez de maneira incorreta, dando a ela oportunidade de melhorar.
Busquem uma solução juntos - a crítica pode abrir portas para alternativas ainda não evidentes.
Faça a crítica em particular - assim você dará a oportunidade para que a pessoa se manifeste sem timidez e, se for o caso, você também poderá prestar esclarecimentos. O isolamento social possibilitou o surgimento de várias plataformas virtuais que facilitam reuniões em diversos formatos, escolha a mais adequada para trocar informações com os membros da equipe.
Tenha empatia: Não deixe de dar um feedback honesto, porém faça sempre com humildade, positividade e muita empatia.
Ainda, para que a crítica resulte, verdadeiramente, em mudança de atitudes e resultados positivos, quem a recebe precisa seguir os seguintes conselhos emocionais:
Veja a crítica como uma informação valiosa e não como um ataque pessoal.
Assuma a responsabilidade, em vez de ficar na defensiva.
Veja a crítica como uma oportunidade para trabalhar com quem a fez, resolvam juntos o problema.
A crítica hábil nos permite saber o nível de excelência do trabalho que executamos e o que precisa ser aprimorado ou totalmente reformulado.
Rosana Cares