• Rosana Cares

Descubra suas forças e aproveite as oportunidades para exercê-las

Atualizado: 2 de jun. de 2021

Ao tomar decisões importantes, especialmente quando se pretende executar um novo projeto, é preciso fazer uma análise do ambiente em que está inserido, tanto interna quanto externamente.


Explico:

- O ambiente interno é tudo aquilo que você pode controlar e depende de você: seus comportamentos, conhecimentos, habilidades e recursos.

- Já o ambiente externo é tudo aquilo que você não pode controlar, ou seja, as oportunidades e as ameaças que existem no mundo: mercado consumidor, concorrência, pandemia e outros.


Uma ferramenta que muitos especialistas sugerem para análise do cenário da sua vida é a análise SWOT pessoal. Como fazer?


- Para encontrar seus pontos fortes, pergunte-se: Por quais motivos geralmente sou elogiado(a)? O que eu executo muito bem e sem muito esforço? Quais conquistas realizei? Ao responder essas perguntas, você chegará à conclusão de quais são as suas principais habilidades, conhecimentos, comportamentos positivos e o quê você ama fazer.

- Para encontrar as suas fraquezas ou pontos de melhoria, pergunte-se: Quais são as situações ou atividades que preciso me esforçar muito para executar? Quais delas me causam insegurança? Ao responder essas perguntas você estará diante das habilidades que você não tem ou que ainda precisa desenvolver, das suas dificuldades e das coisas que você não gosta de fazer.

- Para identificar as oportunidades no ambiente externo, liste coisas que acontecem ao seu redor que são oportunidades para você exercer suas forças.

- Para identificar os desafios e ameaças no ambiente externo, liste tudo aquilo que pode ser empecilho e se tornar possível obstáculo para o sucesso do seu projeto.


Após fazer esse exercício, tenha em mente o seguinte ensinamento:

“A chave do seu sucesso, da sua produtividade e da sua felicidade está em achar as suas forças e as oportunidades para usá-las, e não em gastar energia tentando corrigir as suas fraquezas”.

Vítor Cruz


Isso significa que você deve direcionar suas forças naquilo que sabe e ama fazer para aproveitar as oportunidades que o cenário te apresenta, em vez de gastar seu tempo e energia tentando corrigir as suas fraquezas.


Delegue ou terceirize, por meio de parcerias, as atividades que precisa se esforçar muito para conseguir realizar ou que precisaria de outros conhecimentos e habilidades para executá-las ou, ainda, aquelas tarefas que não faz bem ou não gosta de fazer.

Agindo assim, você passará a maior parte do seu tempo executando o que ama fazer, se tornará excelente em suas entregas e, consequentemente, obterá resultados extraordinários.


Rosana Cares



54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo Rosana Cares_1.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn