• Rosana Cares

Como se tornar um excelente líder

“O verdadeiro líder tem a habilidade de despertar nas pessoas a vontade de fazer”.

Rosana Cares



De acordo com o escritor Vítor Cruz, os líderes podem ser medíocres, péssimos, bons ou excelentes, a depender do grau de eficácia ao equilibrar a produção de resultados consistentes e a manutenção do alto índice de motivação e bem-estar de sua equipe.


Um excelente líder gera de forma consistente resultados extraordinários e mantém sua equipe inspirada, com disposição para o desenvolvimento contínuo, com resultados acima do esperado, independentemente da sua presença. Para tanto, é fundamental que o líder execute duas tarefas fundamentais: estruturar/otimizar os processos de trabalho e criar uma cultura de excelência e autoliderança no ambiente de trabalho.


Em primeiro plano, priorizar os processos realmente importantes, inovando e deixando-os o mais eficiente possível, assegurando assim a satisfação do cliente, garantirá a permanência de seu negócio e da sua equipe no mercado.


Já quanto à criação da cultura de excelência e autoliderança, é necessário que o líder, antes de tudo, seja um excelente comunicador e um exemplo para seus colegas de trabalho. Além disso, deve estar sempre atento às necessidades de cada membro, para descobrir as habilidades que precisam e gostariam de desenvolver.


Desse modo, ao serem estimulados para progredir até atingir excelência, os colaboradores, consequentemente, executarão suas tarefas com cada vez mais segurança e autonomia, dependendo cada vez menos da presença do líder. Isso é autoliderança.


Se o líder consegue inovar em seus processos de trabalhos, ele inspira seus colegas a alcançar a excelência e a autorresponsabilidade. Logo, tornou-se um excelente líder.


Rosana Cares

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo Rosana Cares_1.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn