• Rosana Cares

Como eliminar preocupações profissionais


Após participar de um treinamento da Dale Carnegie e receber, dentre outros, o livro “Como evitar preocupações e começar a viver”, me senti tão grata por todas as lições e princípios nele contidos que seria egoísmo não compartilhar de alguma forma tal preciosidade, para que tenham a oportunidade de se beneficiarem como tenho me beneficiado pessoal e profissionalmente.


Entre várias pérolas, escolhi para esta página uma que trará alívio para os profissionais das diversas áreas: “como eliminar preocupações profissionais”. Essa escolha tem a ver com o fato de presenciar, ao longo da minha trajetória profissional, o esgotamento físico e mental de colaboradores e CEOs de diversas instituições privadas e públicas; na maioria dos casos por não saberem lidar de maneira equilibrada com os problemas que lhes são apresentados.


Compartilho nas próximas linhas, com base em experiências bem-sucedidas, tanto minhas próprias quanto citadas no referido livro, o passo a passo de uma estratégia poderosa para diminuir as suas preocupações profissionais.


Ao se deparar com uma situação que possa causar ou esteja causando preocupações, responda às seguintes perguntas:

1. Qual é o problema?

2. Qual é a causa do problema?

3. Quais são as possíveis soluções para o problema?

4. Qual solução você sugere?

5. Caso seja o responsável pela tomada de decisão, adote a solução sugerida/encontrada de acordo com as respostas obtidas.

6. TBT (Tire a Bunda da Cadeira), Aja!


Sabe porque essa técnica funciona? Porque, para responder às perguntas acima, será necessário reunir todos os fatos e realizar muita reflexão. Ao final desse processo, as experiências mostram que em 75% dos casos a solução terá surgido e estará pronta para ser implementada.


Esse é apenas um, entre tantos aprendizados. Portanto, espero que esse texto sirva de aperitivo para aguçar o desejo de apreciar as demais maravilhas por trás do título “Como evitar preocupações e começar a viver” de Dale Carnegie.


Rosana Cares




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Logo Rosana Cares_1.png
  • Facebook
  • Instagram
  • Ícone cinza LinkedIn